26/07/2013

Prefeitura Municipal de Inhapi entrega 200 cisternas para comunitários rurais no povoado Leobino.

Outras 33 devem ser entregues nas próximas semanas, num total de 1.177 fruto de uma parceira Estado/Município.

Por: Redação

O prefeito do município de Inhapi José Cicero Vieira entregou na manhã desta sexta-feira (26) no povoado Leobino 200 cisternas de placa do programa Aguá para todos do governo estadual. Na ocasião foram beneficiados moradores das comunidades rurais de; Governo, Azedão, Boa vista, Serrotinho, Aguadinha, Lagoa seca, leobino, Batata, Jurema, Melancia, Felizardo, Retiro, Queimada grande, Cabaceiro, Serrote do Piauí, Serrote das lages, Lagoa de João, Lagoa das pedras, Promissão e Sussuarana. Outras 33 cisternas estão em fase de acabamento, num total de 1.177 que devem ser entregues a população rural do município.

Para fazer parte do programa, todas as famílias beneficiadas estão sendo capacitadas por uma equipe técnica do governo. Cerca de 375 famílias já foram capacitadas, graças a intermediação do secretário municipal de agricultura Geraldo Coco e dos coordenadores, Claudemir Moreira (cabeludo) e seu irmão Clobes Moreira( Buda). 

Cada reservatório tem capacidade para até 16 mil litros, e as unidades estão sendo instaladas pela Central Estadual das Associações de Agricultores Familiares (Ceapa), que é uma das seis entidades credenciadas para executar o projeto.

Participaram do encontro, os vereadores;  Divan ferreira, Wellington Menezes (Morcego) Laércio, Niquinha, Benzol e Vaninho da promissão, além do chefe de gabinete Lima, os secretários Geraldo Coco (Agricultura) e Eraldo Nunes (Obras), o deputado estadual Inácio Loiola, a vice-prefeita Cristina Costa, a presidente da Emater/AL Inês Pacheco, o presidente da CEAPA Geno Vieira, o presidente da CONAB Dr. Eliseu, o prefeito do município de Mata Grande Jacob Brandão e o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário José Marinho Junior.

Na oportunidade o prefeito de Inhapi José Cicero Vieira ao fazer uso da palavra, disse que tanto o governo federal quanto o estadual precisam dar mais atenção ao sofrimento dos sertanejos devido a seca que assola o sertão e concluiu: "Farei tudo o que for possível para ajudar o homem do campo e da cidade a ter uma vida digna. Hoje todo o material utilizado na construção das cisternas é produzido dentro do próprio município gerando emprego e renda para a população" - Conclui.