17/07/2013

Governo entrega 200 cisternas em Inhapi até o final de julho

Ação faz parte do Projeto Água para Todos, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
 

Duzentas famílias de agricultores de Inhapi, no Sertão alagoano, serão contempladas, até o final de julho, com a entrega de 200 cisternas de placa para acumulação de água para consumo humano. Cada reservatório tem capacidade para até 16 mil litros, e as unidades estão sendo instaladas pela Central Estadual das Associações de Agricultores Familiares (Ceapa), que é uma das seis entidades credenciadas para executar o projeto.


Ato todo, 8 mil unidades para acumulação de água serão implantadas em 15 municípios do Sertão, Bacia Leiteira e Agreste, numa ação do Projeto Água para Todos, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

De acordo com o secretário José Marinho Júnior, da Seagri, a solenidade de entrega das cisternas em Inhapi deverá contar com a presença do secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo Campos. “Ele tem sido um grande parceiro dos alagoanos por meio desse projeto, que vai garantir estrutura para convivência com o semiárido”, assinalou Marinho.

Segundo ele, para garantir água para consumo direto das pessoas e para uso na plantação ou na criação de animais, serão instaladas cisternas de primeira água e cisternas de segunda água. As de primeira água, como são conhecidas, têm capacidade para 16 mil litros, enquanto as cisternas de segunda água têm capacidade para 52 mil litros.

De acordo com o titular da Seagri, as entidades que estão executando o Projeto Água para Todos em Alagoas já têm experiência na área. Os produtores que estão recebendo as cisternas e demais unidades fazem parte do Cadastro Único (Cadúnico) do Governo Federal, ou seja, são beneficiários de algum programa social, e a família é quem trabalha na terra para produção de alimento ou criação de animais.

Para o presidente da Ceapa, Genivaldo Vieira, as cisternas são fundamentais para que as famílias consigam realizar tarefas básicas do dia a dia, além de investir trabalho e dedicação a algumas atividades. Segundo ele, uma cisterna de 16 mil litros é suficiente para abastecer uma família de até cinco pessoas. “Isso se essa água for utilizada apenas pra beber e cozinhar”, ressaltou. “Mas é exatamente o que a gente trabalha com elas, durante a capacitação que recebem antes da instalação das unidades. Elas são capacitadas em gestão de recursos hídricos”, explicou Genivaldo Vieira.

Ele disse que as culturas mais comuns nas propriedades de Inhapi onde estão sendo instaladas as cisternas são o feijão, o milho e a palma para consumo animal, a criação de vacas leiteiras, cabras e ovelhas.

Além da Ceapa, Movimento Minha Terra, Coppabacs, Aagra, Cactus e Carpil também foram credenciadas para instalação das cisternas nos 15 municípios alagoanos.