Izelma Soares participou do PodCast da Câmara de Vereadores onde apontou como motivo do adiamento, o decreto de contenção de despesas que se estende até o dia 1º de Agosto. Informação contraria compromisso assumido pelo Secretário de Governo junto ao sindicato da categoria.
Por Redação
O Podcast da Câmara Municipal de Vereadores de Itaíba/PE recebeu nesta terça-feira (20), a Secretária de Educação Izelma Soares para uma entrevista sobre o trabalho da gestora a frente da pasta no Governo da Prefeita Reginha Cunha.
Entre os temas abordados durante a entrevista, o reajuste do Piso Salarial Nacional do Magistério, era o assunto mais esperado entre os servidores públicos da educação, em especial, pelos professores que acabaram “tomando um banho de água fria” quando a secretária ao ser questionada pelo entrevistador do Podcast sobre o andamento da negociação para o pagamento do reajuste, respondeu: “Nós já tivemos três reuniões com o Poder Executivo, com o Jurídico e também com a classe, com o sindicato pra gente vê a questão desse reajuste. Hoje com esse decreto que temos ai de contenção de despesa, eu acredito que as negociações pararam, mas é necessário se pensar em voltar a essas negociações para dá esse reajuste. Nenhum professor, nós sabemos que nenhum professor, nenhum profissional pode receber menos que o piso. Então tem que receber aquele que não tem, que está fora do piso, tem que ter a complementação do piso salarial, do piso da educação, do piso profissional. Então nenhum profissional ele pode receber menos que o piso, então o piso hoje eu acho que está na faixa de quatro mil duzentos e pouco, e tem que ter essa complementação do piso. Eu acredito que volte a renegociar a partir do dia 1º de Agosto, pra gente vê essa questão do aumento”.
E ao ser questionada sobre a existência de uma data para concessão do reajuste, a secretária continuou... “Eu acho que, assim, o projeto ele ainda não veio para Câmara, porque acredito eu, que por conta do decreto, a gente agora não pode, acho que dia 1º são dois meses de decreto de contenção de despesa que não dá esse aumento agora”, explicou.
Por fim, perguntada sobre o pagamento do retroativo do piso, uma vez que segundo o que a secretária disse acreditar, será reajustado somente após o dia 1º de Agosto quando deixará de vigorar o decreto de contenção de despesas editado pela Prefeita Regina Cunha, a secretária disse que havendo reajuste, deve existir também a negociação do pagamento retroativo a Janeiro/2023. “Tendo o aumento, tem que ter também a negociação do retroativo, de como vai ser pago, pois tem que pagar retroativo a Janeiro, porque o aumento do piso foi dado no mês de Janeiro”, concluiu sua fala sobre o tema.
Assista a entrevista na íntegra!
A declaração da Secretária de Educação, Izelma Soares contraria o compromisso extra-oficial assumido pelo Secretário de Governo e genro da prefeita Regina Cunha, conhecido por “Meu véi” junto ao Presidente do SINSEPI, Profº Abidoral Alves e o Diretor Legislativo da casa, Jandilson Gomes, conforme encaminhamento divulgado em recente informativo publicado pelo sindicato e reproduzido em matéria publicada por nossa redação (link em anexo). “REAJUSTE DA EDUCAÇÃO - Envio do Projeto de Lei, com a proposta de 14.95% dos profissionais da educação, ainda esse mês, para apreciação e votação, ao qual negociamos o retroativo, de modo que não venha a prejudicar mais ainda os servidores na hora do desconto do Imposto de Renda” .
SINSEPI
Em meio a todo esse imbróglio, o SINSEPI – Sindicato dos Servidores Públicos de Itaíba se mobiliza para de alguma maneira, sensibilizar a gestão para que na próxima quinta-feira (29), o Projeto de Lei do reajuste do piso seja encaminhado a Câmara de Vereadores, uma vez que o parlamento realizará na referida data, sua última sessão antes do recesso, ao tempo em que tenta pressionar os vereadores para que tomem atitudes mais enérgicas contra a morosidade da gestão quanto ao envio do PL.