05/07/2023

| ITAÍBA/PE | Mesa Diretora da Câmara de Vereadores aciona Promotoria de Justiça por supostos crimes de responsabilidade cometidos pela prefeita Regina Cunha.

 

Gestora ignorou pedido de informação da Câmara sobre direitos negligenciados dos servidores municipais e é acusada de não pagar as emendas impositivas dos vereadores em 2022. 

Por Redação 

Poucos dias após ter acionada a Promotoria de Justiça em decorrência da votação que “rasgou” o Regimento Interno da Câmara aprovando por maioria simples o Projeto de Lei que autorizou a Prefeitura a pleitear junto ao Banco do Brasil um empréstimo de R$: 05 milhões de reais, quando o regimento diz claramente que a aprovação só se dará por 2/3, ou seja, com no mínimo 08 votos favoráveis a matéria, a Mesa Diretora da Câmara desta vez em sua totalidade com a assinatura do vereador Dindo de Zé de Sergio (2º Secretário), voltou a acionar Promotoria de Justiça ao protocolar dois ofícios contra a Prefeita Regina Cunha, desta vez, por violação da Lei de Acesso a Informação e da Lei Orgânica Municipal. 



De acordo com os documentos protocolados na manhã desta quarta-feira (05), a prefeita ignorou o pedido de informação da Câmara sobre direitos negligenciados dos servidores municipais e é acusada de não pagar as emendas impositivas dos vereadores dentro do exercício financeiro de 2022, bem como por não colocá-las como restos a pagar no exercício 2023. 

CRIME DE RESPONSABILIDADE 

O não atendimento aos pedidos da Mesa Diretora da Câmara dentro do prazo legal no tocante à pelo menos 03 (três) ofícios de números 33, 35 e 36 protocolados no dia 02 de Junho de 2023, cujo prazo é de 30 dias contatos da data de recebimento do ofício representa uma violação a Lei Orgânica Municipal prevista em seu Art. 28, dada a seguinte redação: “Por deliberação da maioria ou livre iniciativa da mesa, a Câmara poderá convocar ou encaminhar pedidos escritos de informação ao prefeito, secretário municipal ou diretor equivalente, importando crimes de responsabilidade no prazo de 30 (trinta) dias, bem como a prestação de informação falsa”. 


ARTICULAÇÃO E ASSINATURAS 

Além do vereador Zé de Sérgio (2º Secretário), assinaram os ofícios, os vereadores Eraldo Pequeno (Presidente), Jessé Tenório (Vice-presidente) e Didias Martins (1º Secretário). A ação contou com o apoio da vereadora Dinha que acompanhou o vice-presidente e o 1º Secretário da Mesa Diretora até o Fórum local onde os ofícios foram protocolados, do Presidente do SINSEPI – Sindicato dos Servidores Públicos de Itaíba, Profº Abidoral Alves e do Diretor Legislativo Jandilson Gomes.