22/03/2014

Aparelhos de ar-condicionado são instalados em salas de aula de escolas municipais

Cerca de 1.500 alunos, em apenas uma escola, que assistirão as aulas em salas climatizadas 

http://static.cadaminuto.com.br/minutosertao/public_html/assets/cache/thumbs/5cf91b98c8cab99e902406632b9f46aa.jpg Por Assessoria
O município de Canapi, está mostrando que um trabalho feito com seriedade e transparência, aliado com a vontade política de ver o desenvolvimento de uma população, pode ter um resultado positivo e mudar a realidade dos seus munícipes. Para justificar as afirmações. Pode ser citada a última ação realizada para a melhoria da qualidade da educação municipal que foi a instalação de ar-condicionado em todas as salas de aula da escola municipal de ensino fundamental Presidente Tancredo de Almeida Neves, que possui cerca de 1.500 alunos e 37 turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno.

AssessoriaUm iniciativa pioneira no município, que tem como prefeito Celso Luiz Tenório Brandão, e também no Estado de Alagoas, devido a proporção do trabalho que foi feito em Canapi, pois são 24 salas climatizadas apenas na escola municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, sendo 15 salas de aula, sala de direção, biblioteca, sala de vídeo, sala de coordenação, secretaria, sala de professores, sala de informática, sala de reunião. Isso significa dizer que não foram apenas as salas de aula, e sim, toda a escola foi climatizada, onde todas as repartições receberam os aparelhos de ar-condicionado, além das reformas necessárias como por exemplo, no forro, na pintura, alguns reparos e ainda a entregas de carteiras escolares, fardamentos, entre outros.

http://static.cadaminuto.com.br/minutosertao/public_html/assets/cache/thumbs/8e703cc02c6eb048aa8e2a9d2dfedac5.jpgDe acordo com o diretor-geral da escola - Jeocondes Barbosa -, o trabalho feito, visando a melhoria na questão estrutural, merece destaque, porém, o diretor enfatiza que está sendo observado também a questão pedagógica, e esta, indica que haverá resultados positivos. "Apenas no turno da manhã temos mais de 600 alunos na escola e não vemos mais nenhum deles circulando pelos corredores, nem pedindo aos professores para sair da sala e tomar água. Fato que era corriqueiro devido ao calor, e isso dispersava muito os alunos e atrapalhava a concentração tanto deles como dos professores", disse Jeocondes.

http://static.cadaminuto.com.br/minutosertao/public_html/assets/cache/thumbs/43c5cb1a772d5af159f150af6379ce22.jpgO município de Canapi está localizado na região do alto sertão alagoano, e tem um clima quente devido ao sol forte e escassos períodos de chuvas. Segundo o diretor, os poucos ventiladores que existiam na escola não conseguiam diminuir o calor, e os alunos sentiam muita dificuldade de se concentrar nas aulas e, devido a isso, o rendimento era muito baixo. Os professores sofriam muito para manter a atenção do alunado.
Ainda de acordo com o diretor, o reflexo positivo da climatização na questão ensino-aprendizagem dos alunos está sendo aguardado já nos próximos meses e o resultado poderá ser apresentado em 2015. O índice de reprovação na escola era de 14% e hoje está em 9%, apenas em um ano de gestão. A expectativa é que esse índice diminua ainda mais com a oferta de melhores condições estruturais da escola.

O calendário escolar
http://static.cadaminuto.com.br/minutosertao/public_html/assets/cache/thumbs/6634e608e9b8c7d65f84440ca235f3b2.jpgA volta às aulas estava prevista para o dia 10 de março, no entanto, só aconteceu último dia 20 de março, devido as obras para as instalações dos ar-condicionado, no entanto, o diretor da escola garante que e o atraso não irá atrapalhar o ano letivo, pois algumas aulas acontecerão aos sábados e o ano letivo prevê algumas folgas que podem ser legalmente justificadas, onde 20% da carga horária destinadas a projetos e, nesse caso específico foram usadas para a melhoria estrutural da escola. “Iremos terminar o ano letivo no dia 23 de janeiro com os 202 dias letivos, cumprindo assim, o número que é exigido pelo MEC. Todos os livros já chegaram na escola e serão entregues na próxima segunda-feira (24). Foram distribuídos os fardamentos ano passado e este ano iremos entregar ainda mais", garante Jeocondes Barbosa - Diretor /Geral da escola.

"O nosso prefeito não tem medido esforços para a educação. Celso tem visão das coisas, é um homem moderno e inteligente. Ele é um administrador dinâmico. Quero destacar ainda o secretário de Educação Luiz Pedro pelo trabalho excelente que ele está fazendo na educação de Canapi. A nossa realidade é outra, e supera todos os aspectos negativos da educação que foram divulgadas nacionalmente. O que falta neste país são políticos iguais ao nosso prefeito que está engajado para o bem não só da educação, e sim da população de modo geral", afirma o diretor.

O prefeito Celso Luiz informou que o projeto está apenas no início e que o seu objetivo é trabalhar e conseguir organizar todas as escolas do município. "Foi dado o pontapé inicial. A partir de agora iremos trabalhar ainda mais para conseguir ver todas as nossas escolas estruturadas, com os alunos e professores motivados e os pais dessas crianças satisfeitos. Essa é a nossa vontade e tenho certeza que iremos conseguir", assegura Celso Luiz.