19/12/2016

NÃO TE ESQUEÇAS SEGUNDA, 19 DE DEZEMBRO DE 2016

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Sal 103:2
Um povo sem memória é um povo sem destino. Se você não sabe de onde vem, como saberá para onde vai? Você anda, mas para onde? Em que direção? O ser humano,  tem um apego inconsciente ao  passado, apesar de sua vertiginosa projeção para o futuro. É de sua história que tira forças para continuar avançando a despeito dos obstáculos que aparecem no caminho.

O salmista convida hoje a “bendizer ao Senhor”. Bendizer no português vem da conjunção de duas palavras, dizer bem, falar bem, apesar de que as circunstâncias podem não ser as melhores.

Mas por que haveríamos de falar bem de Deus se no presente tudo parece estar de cabeça para baixo? Davi nos dá a razão: “Não te esqueças de nem um só de seus benefícios”. Em outras palavras: Olhe para a sua história. Lembra como o Senhor o conduziu no passado? Se você está vivo neste momento, se  tem o que tem ,embora seja pouco, é porque você se esforçou ou por que Deus abençoou o seu esforço?

No verso sete deste salmo, o autor se remonta à maneira maravilhosa como Deus conduziu Israel no passado, “manifestou a Moisés os seus caminhos e os feitos aos filhos de Israel.” Que feitos? Abriu o Mar Vermelho, fez cair o maná dos céus, tirou água da rocha, derrotou os inimigos. É pouco? Ora, se Deus fez tudo isso no passado, não será capaz de fazer coisas maiores no presente?

Portanto, fale bem de Deus. “Bendize ao Senhor”, apesar das nuvens e do céu escuro, a despeito das lágrimas e da dor. Deus continua sendo Deus. Não o abandonou. Não dorme nem descansa. Está mais presente do que você imagina.

Este salmo, tem vinte e dois versículos. O mesmo número de letras do alfabeto hebraico. Começa e termina da mesma maneira, dizendo: “Bendize ó minha alma ao Senhor.” Coincidência? Não. Beleza literária? Menos ainda. Simplesmente confiança de que amanhã será outro dia e o sol nascerá de novo.

Por isso antes de revisar a sua agenda diária, repita para si mesmo: “Bendize ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.”

Alejandro Bullón
Enviado por Luciana Arantes Amaral