23/12/2016

Socorrei o fraco e o necessitado, tirai-os das mãos dos ímpios. Sal. 8:24

Aquela madrugada gelada de janeiro, se tornaria inesquecível na minha vida. Era um dos inversos mais frios nos Estados Unidos. Nevada em Dallas, o que é muito raro. A temperatura estava abaixo de zero. Eu quase congelado, esperava que Deus enviasse alguém para me socorrer. Ao longe, vi a luz um de um veículo que se aproximava. Era um caminhão. O motorista, foi gentil. Puxou o meu carro até um posto de gasolina. Ao despedir-me, agradeci: “Muito obrigado, você literalmente salvou a minha vida. Não imagina o bem que me fez.”

“- Bem a você? Nada – respondeu ele – Você não imagina o bem que fez a mim mesmo. ”

Nunca esqueci aquelas palavras e hoje, ao comentar este provérbio a primeira coisa que veio a minha mente, foi a lembrança daquele desconhecido e sua, estranha, maneira de ver a vida.

Cada vez que você ajuda a alguém, a primeira pessoa a ser beneficiada é você mesmo. Qualquer tempo, aparentemente perdido,  fazendo o bem, é tempo ganho.

Quando Deus diz: “Socorrei o fraco e o necessitado,” não está colocando diante de nós uma norma de bom comportamento. Está mostrando uma maneira de ser feliz. Fazer o bem trás  paz ao coração. Muitos psicanalistas levam as pessoas a pensarem menos em sis mesmas e mais em ajudar o próximo, como um meio de acalmar a ansiedade.

Atos de crueldade só trazem tormento ao coração. Angústia, desespero, vazio, e solidão, são sintomas de que algo está errado no interior do ser humano.

Jesus deseja acalmar a ansiedade. Um dos instrumentos que tem para isso, é  o próprio ato de bondade de Seus filhos. Esse é o caminho para conduzi-los a dimensões da vida que não conheceriam de outro modo.

Abra hoje o coração a Jesus. Permita que Ele habite em você. Saia para cumprir seus compromissos. Tenha certeza de que Jesus está no controle dos seus sentimentos, pensamentos e atos. Vá com os olhos dispostos a enxergar a necessidade alheia. Isso diminuirá a tristeza e a ansiedade. Lembre-se ao longo do dia da advertência divina: “Socorrei o fraco e o necessitado, tirai-os das mãos dos ímpios.”

Por Luciana Arantes Amaral