24/12/2016

SEJA JUSTO! SÁBADO, 24 DE DEZEMBRO DE 2016

Não é bom ser parcial com o perverso, para torcer o direito contra os justos. Prov. 18:5
Alguma vez o veredicto de um processo lhe foi desfavorável? Você tinha certeza que estava reclamando algo justo e no entanto prevaleceu a justiça?  Nos tempos bíblicos,  havia  juízes que vendiam a justiça.  Havia também testemunhas falsas que por uma quantia de dinheiro, afirmavam o que nunca tinham visto.  Pessoas inocentes eram declaradas culpadas e culpados eram inocentados.  Aonde vai você buscar justiça quando os encarregados de administrá-la se compram e se vendem?  Faz justiça com suas próprias mãos?  Aceita passivamente os “erros” judiciais?  Tem gente que reclama, esperneia e grita.  A administração errada da justiça pode gerar o caos social.

A advertência de Salomão hoje não é por causa de um possível conflito social.  A expressão: “não é bom”, com a qual começa o texto, repete-se muitas vezes no livro de Provérbios. Tem que ver com chamadas de atenção para encontrar o caminho da felicidade.  O propósito da Bíblia é ensinar .

Todos nós administramos justiça.  De um modo ou de outro.  Em menor ou maior grau. Todos os dias estamos emitindo opiniões, influenciando, dando ou recebendo ordens.  O pai em casa, o gerente na empresa, o chefe na fábrica, enfim.  Cada dia precisamos ficar do lado do bem ou do mal.  Não existe terreno neutro.  Omitir-se é deixar, de viver.

O conselho bíblico de hoje tem como objetivo levar o ser humano a alcançar a paz interior.  Não existe melhor comprimido para dormir do que a satisfação do dever cumprido, e a voz da consciência aprovando as decisões.

Seja um homem justo.  Permita que Jesus e seus valores espirituais habitem no seu coração.  Jesus abre os olhos para ver o que outros não vêem.  Ele ilumina a mente e o coração, inspira e dá sabedoria.  Ninguém  foi a Ele e voltou frustrado.

Seja firme.  Tome posições.  A chave do fracasso é tentar agradar a todo mundo. Não é isso que Deus nem as pessoas esperam de você. Não é desse modo que você terá paz no coração.

Hoje é um novo dia.  Olhe à sua família em torno de você.  Administre a justiça entre eles com sabedoria.  E lembre-se “não é bom ser parcial  com o perverso, para torcer o direito contra os justos”.

Enviado por Luciana Arantes Amaral