24/04/2013

Exame de DNA comprova estupro e morte de estudante de enfermagem


A estudante de enfermagem Eliene da Silva Nunes foi estuprada antes de ser assassinada em Olho D’Água das Flores. A confirmação veio com o laudo emitido pelo laboratório de DNA Forense da UFAL, a partir de uma análise laboratorial do réu, Rubens Soares da Silva, que já está preso pelo crime. O laudo foi recebido nesta terça-feira (23) pelo Instituto de Criminalística (IC).  

O crime que chocou a população alagoana aconteceu no dia 28 de março na cidade de Olho D’Água das Flores, sertão do estado. O corpo da vítima foi encontrado com golpes de arma branca num terreno baldio, totalmente despido e com sinais de luta corporal e estupro, por conta disso, o delegado responsável pelo caso solicitou o exame.

Com a autorização da justiça, a perita criminal Rosana Coutinho esteve no hospital, aonde o acusado encontrava-se internado após ser espancado, e recolheu uma amostra genética. Esse material foi enviado para o laboratório de DNA Forense da UFAL, que a pedido do IC priorizou o exame que comparou a amostra do acusado com o sêmem recolhido no exame de necropsia da vítima.

“Mesmo o acusado declarando ser o autor do crime, o Código de Processo Penal afirma que independente da confissão tem que se ter a realização da prova técnica, neste caso específico, o exame de DNA, pois além da confissão não suprir a prova pericial, o exame ratifica a declaração do acusado.”, esclareceu Rosana Coutinho.

Outra vantagem do exame é que se futuramente o acusado negar o fato, ou levantar suspeitas de como a sua confissão foi adquirida pelas autoridades policiais, o exame confirma a sua presença na cena do crime. E neste caso o exame deu 100% de acerto.  “O resultado confirma a hipótese de que o DNA de origem masculina presente no suabe vaginal da vítima é proveniente de Rubens Soares da Silva”, diz o laudo.

“O exame de DNA é de extrema importância nestes casos porque ele confirma tecnicamente a autoria e presença do autor na cena do crime, isso demonstra também que os locais de crime são ricos em vestígios e quando bem preservados e periciados, como ocorreu neste caso, pode se levar a identificação e prisão do acusado.”, afirmou o diretor.

O resultado positivo que comprova totalmente à participação de Rubens no estupro e assassinato da vítima será entregue hoje a tarde ao delegado Robervaldo Davino, diretor de Polícia Judiciária da Área 1 (DPJA-1) que remeterá o exame para a delegacia distrital de Olho D’Água das Flores. A análise laboratorial deverá ser anexada ao inquérito policial que será remetido a justiça. 


Fonte: Ascom Perícia Oficial