25/10/2013

Ufal convida a sociedade alagoana para abertura da 6º Bienal do Livro de Alagoas

A professora Stela Lameiras convida para a solenidade que acontece nesta sexta-feira, 25, às 18 horas, no auditório do Centro de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá.

Professora Stela Lameiras (Foto:AssessoriaUfal)
Professora Stela Lameiras (Foto: Assessoria Ufal)O acesso é livre ao público na solenidade de abertura da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece nesta sexta-feira, 25 de outubro, às 18, no Centro de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá. Para celebrar o entrelaçamento cultural entre Brasil e Portugal, a angolana de família portuguesa, Irina Costa, vai cantar fados das terras de além mar, ao lado dos cordelistas nordestinos, Jorge Calheiros e Dêmis Santana, que vão apresentar os versos influenciados pela trova portuguesa da idade média.

Já na primeira noite, logo depois da abertura, o público poderá circular pelos corredores, formados por 146 estandes, onde estarão expostos 22 mil títulos. A programação especial, que comemora 30 anos da Editora Universitária da Ufal, tem como tema central “Descobrir nas palavras a magia dos sentidos”. Os leitores poderão mergulhar nessa descoberta até o dia 3 de novembro. Além de folhear os livros, o público poderá conhecer alguns autores, que virão fazer palestras e autografar as obras, entre eles, os alagoanos recém laureados com o prêmio Jabuti, Audálio Dantas e José Marques de Melo.

Será uma grande festa cultural com muitos eventos acontecendo paralelamente, voltados para leitores de todas as idades. “Tivemos um carinho especial com o público infanto-juvenil, que sugeriu nomes como Bia Bedran e Paula Pimenta. As crianças e adolescentes também vão poder acompanhar apresentações artísticas e contação de estórias, com personagens que vão estar aqui caracterizados para despertar ainda mais a imaginação”, disse a diretora da Edufal, Stela Torres.

A ambientação da Bienal, no Centro de Exposições, também é um destaque cultural desta edição do evento. Assinada pelos arquitetos Lúcio Moura e Luciano Brandão, a decoração vai ressaltar elementos que lembram a secular relação entre Brasil e Portugal, com o piso lembrando a terra brasileira e o toque europeu dos azulejos portugueses. Um lugar para os escritores portugueses Boaventura Santos, Alberto Felipe e Luís Serguilha se sentirem em casa.

Mais informações sobre o evento e toda a programação podem ser consultadas no site: http://www.edufal.com.br/bienal2013/
Da Assessoria Ufal