05/11/2013

AL: Após dois dias de denuncias , agricultor com larvas no rosto é tratado no HGE

Com câncer na boca, um paciente do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, deu entrada na unidade na quinta-feira (31), com larvas em um ferimento no rosto. Após denúncia do Blog Sonar Alagoas e uma mobilização nas redes sociais, no fim da tarde deste sábado (02), o agricultor José Amaro da Silva, 71 anos, foi submetido ao procedimento de limpeza e as larvas foram retidas.

O ferimento proveniente de um câncer de boca em fase avançada foi limpo e foram retiradas as larvas. O procedimento só foi realizado após o Ministério Público Estadual (MPE) entrar em contato com a direção do Hospital. Os gestores foram pressionados pela promotora de Justiça Dalva Tenório.

De acordo com o Blog Sonar Alagoas, do jornalista Davi Soares, o paciente, proveniente da cidade de Jundiá, chegou ao HGE no fim da tarde do dia 31 de outubro. A partir daí, começou a agonia do agricultor. Em uma maca da unidade hospitalar, ele agonizava com uma colônia de larvas no rosto.

O texto do blog informava, ainda na manhã de sábado (02): “O paciente é proveniente de Jundiá. E, segundo o denunciante, deveria ter sido atendido por um profissional da odontologia, que chegou a examinar o idoso, mas não fez nenhum procedimento de retirada das larvas ou limpeza do ferimento. Em vez disso, encaminhou o caso para especialistas em cabeça e pescoço, que até as 7h da manhã deste sábado (02) ainda não haviam realizado nenhum procedimento”.

Após a denúncia, ainda ontem, o HGE emitiu uma nota afirmando que o paciente foi atendido assim que chegou à unidade. “De imediato, [José Amaro da Silva] foi atendido por um bucomaxilo, e desde então vem recebendo o tratamento adequado para sua enfermidade”. Em seguida, o texto diz: “O HGE comunica também que não é referência em tratamento oncológico, e que em Alagoas os hospitais oncológicos são: Hospital Universitário, Santa Casa de Misericórdia de Maceió e o Hospital Chama, em Arapiraca (UNACON). Não procede a informação de que o paciente estaria abandonado e sem atendimento.”

Após mobilização nas redes sociais e cobrança por parte do MPE, o agricultor passou por um procedimento de limpeza ainda na noite desta sábado. Na manhã deste domingo (03), a assessoria de imprensa do HGE informou que o paciente foi submetido a novo procedimento (curativo) e deverá ser transferido para uma unidade de referência em tratamento de câncer nesta segunda-feira (04).
Larvas devoram a dignidade do paciente em corredor do HGE

Ficha médica do paciente, que deu entrada na quinta-feira
Fonte: 7Segundos  - Fotos: Blog SonarAlagoas